sábado, 9 de fevereiro de 2008

PRECONCEITO

Quando falamos em preconceito pensamos logo em “negros” não é mesmo? Engana-se quem pensa que o preconceito é somente racial.
Existem muitas pessoas nesse momento convivendo próximo a você que sofrem os piores preconceitos, por serem: gordas, magras, baixas, altas, pobres, ricas, terem cabelo crespo ou liso.
Talvez você esteja dizendo pra si mesmo (a) nesse momento: “Eu não sou preconceituoso (a)”, mas quem jamais chamou aquele (a) colega de trabalho de gordo (a), quem nunca disse “ Fulano (a) tem cabelo “duro” ou “Eu não vou com a cara daquela pessoa”, sem nem ao menos conhece-la?
Nesse momento meus caros vocês estão exercitando o pior sentimento de um ser humano “o preconceito”, aposto que você esta dizendo: “Ah! Mas é só uma brincadeirinha”.
Eu sinto te informar que muitos dos suicídios são decorrentes dessas brincadeirinhas inofensivas. Diariamente pessoas ouvem em seu trabalho, escola ou mesmo em casa essas piadinhas sem graça que destroem sua auto-estima. Você gostaria de ser lembrando (a) dos seus “defeitos” o tempo inteiro?
Na verdade ser chamado (a) de “careca” “gordo (a)” “girafa” “tampinha” não deveria ser considerado “ofensa”, pois acho que temos de nos aceitar do jeito que somos, independente da opinião alheia, mas infelizmente não é o que acontece, algumas pessoas fazem questão de mostrar ao outro que o que ela tem de diferente é um defeito e não uma característica que o difere dos demais.
Quando o ser humano aprender que ser “diferente” é bom, o preconceito terá fim. Quando se libertarem dessa doença chamada “PERFEIÇÃO” as pessoas não precisaram ser escravas de salões de beleza, dietas e academia, elas aprenderam a se aceitar, se amar e se cuidar por amor e não por obrigação, elas iram deixar de viver a margem do que os outros pensam ou acham delas.
Quantas pessoas são vitimas de violência física e psicológica em suas casas, em seus trabalhos ou mesmo entre “amigos”?!
São pessoas que vivem com medo de errar, de não serem aceitas, são depressivas, inseguras consigo mesmas e gastam fortunas em psicólogos e psiquiatras.
Quantas pessoas não deixam de realizar sonhos por conta do preconceito, quantas são infelizes?!
O preconceito inferioriza as pessoas, elas se sentem humilhadas e sem valor. Existem deficientes hoje que não saem em publico por terem medo de risos e piadinhas de pessoas que acham que jamais ficaram como elas, coitados!
Eles na verdade é que são os deficientes, pois a pior deficiência humana esta em suas mentes.
Fico imaginando o que esse tipo de pessoa pensa! Pois ninguém tem um escudo anti-acidente ou anti-envelhecimento, como dizia a minha avó: “Quem tem teto de vidro, não jogue pedra no telhado do vizinho”, todos nós temos teto de vidro, estamos sujeitos a tudo, por tanto temos que aprender a conviver com as diferenças sem ofender as pessoas ao nosso redor, isso fará delas pessoas mais felizes e satisfeitas consigo mesmas.
Muitos homens e mulheres tem sido infelizes em seus relacionamentos por buscar o tempo inteiro perfeição em tudo, os homens querem sempre princesas lindas e que tenham um corpo escultural mesmo depois de terem filhos, as mulheres buscam príncipes no cavalo branco, aquele que lembra até da data que mascaram o primeiro chiclete juntos.

Não busque “perfeição” ela não existe!
O único “perfeito” em tudo que faz é “ Deus” e Esse esta no céu!
Quem busca perfeição nas pessoas sempre será um (a) eterno (a) frustrado (a)!
Um escritor e psicólogo que gosto muito chamado Augusto Cury disse assim em um de seus livros” A beleza esta nos olhos de quem contempla”, ou seja, você verá algo bonito se você quiser ver, pois se não quiser tudo a seus olhos será feio e cheio de defeitos.
Sei que você tem algo que te incomoda, pense dessa forma: “Eu gostaria de ser lembrado desse “defeito” o tempo inteiro por pessoas que convivem comigo”?
Tenho certeza que sua resposta será “não”, então aprenda a usar a empatia e antes de chamar seu colega ou familiar por algo que o incomoda, coloque-se no lugar dele.
O mundo jamais será perfeito, mas isso não quer dizer que ele não possa melhorar. Seja honesto (a) consigo mesmo (a) e assuma que é imperfeito (a) e que assim como você o (a) seu (a) amigo (a) também é! Faça sua parte, e proporcione felicidade às pessoas que te cercam.Seja Feliz...

Nenhum comentário: